10) Informe o corretor sobre eventuais mudanças

Assim como preencher o questionário da maneira correta pode render descontos, atualizar informações ao renovar também. Às vezes o segurado pode ter um desconto porque não tinha garagem no trabalho, foi promovido e agora tem, ou a empresa mudou para uma região menos perigosa, ou utilizava o veículo para ir à Faculdade e acabou de se formar.

Também é preciso informar ao corretor mudanças que possam encarecer o seguro para evitar que a seguradora negue a indenização ao cliente em caso de sinistro. Se a pessoa só fazia uso do carro para lazer e se tornou representante comercial, utilizando o veículo em visitas a clientes, ela alterou todo o seu perfil de risco (perfil do condutor),  e isso deve ser informado para não gerar problemas no sinistro.

11) Cuide dos passageiros

Todo passageiro que esteja no seu carro é de sua inteira responsabilidade. Seja parente ou amigo, se houve um acidente e o(s) passageiro(s) sofrerem danos corporais, como: Morte, Invalidez e até mesmo Despesas Médicos Hospitalares correrão por conta do motorista. Mesmo que haja cobertura pelo chamado “seguro obrigatório”, o D.P.V.A.T. (Danos Pessoais causados por Veículos Automotores em vias Terrestres), que é o primeiro a ser acionado, a cobertura é muito baixa. Contrate valores de $ 50 mil para cada passageiro. Isto não vai onerar tanto o custo do seguro e vai te livrar de poucas e boas, inclusive de processos judiciais. A cobertura se inicia quando o passageiro entra no seu carro e encerra quando ele sai.

Fontes:  Exame.com / Susep / FenSeg