Uma marca do GRUPO 11PONTO11.



Seguro 12 de julho de 2019

Diferenças entre seguro individual e em grupo

Existem duas categorias de seguros sendo a individual e em grupo (comumente adquirido por empresas)

O seguro individual se resume a no contrato de uma pessoa e a seguradora. Nesta modalidade, você consegue contratar um seguro para sua família também.

No entanto, a seguradora pode avaliar quais são os riscos de forma coletiva entre a família montando uma espécie de carteira. Este possui riscos similares, mas ao mesmo tempo independentes entre os assegurados.

A modalidade de seguro em grupo é normalmente contratada por empresas. Este modelo consiste em assegurar um grande número de pessoas, que possuam vínculos de alguma forma.

Porém este tipo de seguro é regido através de uma única apólice. Neste documento as coberturas segue um parâmetro objetivo, de forma que não dependa da vontade do assegurado, por exemplo.

Todos os assegurados independente da modalidade contratada devem receber um cópia do contrato para estarem cientes de seus benefícios, direitos e deveres em relação a sua apólice.

Em seguros de vida e saúde são notáveis as diferenças entre uma modalidade e outra.

O quesito saúde vem sendo desconsiderado por muitos na contratação de um seguro individual especificamente. Isto se deve a reajuste e mudanças na legislação nesta área.

O ocorrido foi que as carteiras relacionadas a seguros de saúde individual começaram a dar prejuízo fazendo com que as empresas não os ofertassem mais.

 

O que é o beneficiário?

O beneficiário se trata das pessoas que o contratante do seguro indica para receber a indenização em caso de sinistro. Este, porém, pode estar determinado na apólice do seguro ou não (estes casos a seguradora analisa a situação antes da liberação).

 

O que é estipulante?

Trata-se de uma pessoa designada no contrato como representante de um grupo segurado. Podendo esta ser pessoa física ou jurídica que contrata seguros para proteção de terceiros.

Um seguro de vida em grupo, com estipulante, onde o segurado nomeia sua esposa (beneficiária) no caso de sua morte, é um exemplo simples de seguro com estipulante ou beneficiário diferentes.

Receba as notícias antes dos demais Assinantes!

Clique para ativar as notificações e receba antes de serem publicadas

Publicações relacionadas

Receba atualizações por e-mail