Uma marca do GRUPO 11PONTO11.



Fatores que influenciam o valor do seguro de vida

Seguro 5 de setembro de 2019

Fatores que influenciam o valor do seguro de vida

Entenda o que pode impactar o prêmio do seguro de vida

Ao contratar um seguro de vida será preciso o preenchimento de uma ficha com uma série de informações pessoais que determinaram tanto o valor do seguro, como também sua cobertura.

Um dos cálculos base para chegar ao valor final do seguro, é analisar a possibilidade de ocorrência de sinistro durante o período de vigência do seguro.

Deste modo torna-se mais fácil calcular um valor final no qual possa deixar amparados todos os beneficiários em caso de morte e invalidez.

 

Leia também: Por que renovar o seguro é importante?

 

Para chegar ao resultado destes calculo de probabilidade é necessário utilizar como base as informações fornecidas pelo cliente como: idade, sexo, hábitos, estado de saúde dentre outros dados.

Portanto, quanto menor risco o cliente correr em relação a um sinistro, o custo do prêmio mensalmente também será menor.

Assim sendo, abaixo vamos apresentar as principais informações requisitadas para calcular o risco:

  • Idade: A seguradora entende que por se tratar de um seguro de vida, o foto de o cliente ser mais jovem o risco de morte natural será muito menor, diminuindo assim o valor do seguro.

 

  • Sexo: De acordo com pesquisas, as mulheres possuem maior expectativa de vida em relação aos homens. Deste modo, o sexo feminino geralmente acaba pagando um valor menor.

 

  • Realizar esportes radicais: normalmente a prática desta categoria de esporte, tem muitos riscos, aumentando desta forma a probabilidade de sinistro. Portanto, o cliente acaba pagando um valor mais alto pelo seguro.
  • Profissão de risco ou insalubre: Profissionais quem estão enquadrados em categorias de risco ou insalubridade, possuem possibilidades maiores de ocorrência de sinistro. Consequentemente, os valores são mais altos em relação ao premio.

 

  • Hábitos: Maus costumes como ser sedentário, fumar, alto consumo de bebidas alcoólicas, podem impactar de forma negativa as coberturas e valores de um seguro. Ou seja, possuir hábitos mais saudáveis trará mais vantagens ao contratar um seguro de vida.

 

  • Estado de saúde atual: Um ponto a ser muito considerado pelas seguradoras é o estado atual de saúde do contratante, já que doenças de origem crônica ou mesmo preexistentes no momento da contratação fazem com que o seguro acabe encarecendo.

 

Leia também: Saiba como funciona o questionário de avaliação de risco

 

Vele lembrar que é muito importante não omitir informação ao preencher a declaração pessoal de saúde, pois caso ocorra um sinistro e for descoberto este fato, a seguradora obtém o direito de não pagar a indenização aos beneficiários.

  • Histórico de doenças familiares: Ocasiões onde um parente de primeiro grau ser diagnosticado com algum tipo de doença grave, devem ser relatados. Assim como também doenças hereditárias.

O histórico de saúde de seus pais deve ser apresentado, caso já falecidos a causa da morte também deve ser informada.

  • Capital segurado: Neste caso será o valor total de sua cobertura. (Indenização em caso de morte) Quanto maior a indenização, maior será o valor do prêmio pago mensalmente.

Receba as notícias antes dos demais Assinantes!

Clique para ativar as notificações e receba antes de serem publicadas

Publicações relacionadas

Receba atualizações por e-mail