Uma marca do GRUPO 11PONTO11.



Seguro 14 de junho de 2019

Seguros de vida e acidentes pessoais são iguais?

 

Cada uma possui um tipo de cobertura e indenização diferentes de acordo com a contratação do beneficiário. A classificação das pessoas que podem receber a indenização caso ocorra algo também é diferente.

O seguro de vida é o mais adequado para aqueles que viajam muito ou mesmo tem uma trabalho com muitos riscos, por exemplo. Entretanto, nada impede de qualquer pessoa contratar um seguro de vida, principalmente em casos que você possua herdeiros e não queira deixa-los desamparados em uma situação de falecimento.

No caso de seguro acidentes pessoais, é indicado para qualquer pessoa, já que ninguém encontra-se isento de sofrer um acidente. Entretanto neste caso quem receberá a indenização em caso de invalidez, por exemplo, é o contratante e não seus herdeiros ou pessoas especificadas. Esta modalidade de seguro tem coberturas essenciais como reembolso de despesas com remédios, consultas médicas e internações caso sofra um acidente.

As divergências entre eles é o acionamento por morte e o outro por acidente sendo a principal cobertura de cada um. Ambos podem ser compradas de forma conjunta através de sua seguradora. Ao analisar a proposta veja se o seguro de vida possui cobertura de assistência funeral, por exemplo, já no seguro acidentes pessoais coberturas por invalidez temporária ou permanente. Estes em alguns casos entrar como coberturas adicionais, mas vale a pena inclui-los em sua apólice.

O que observar em cada um:

Exclusões no seguro

Neste quesito, são aqueles eventos que podem ocorrer, entretanto não haverá indenização para o mesmo. Isso acontece em casos onde os ricos são agravados pela situação, sendo este evento oriundo de algo previsível ou não.

O que é Prêmio do seguro?

O termo prêmio no seguro é o valor referente a parcela paga à seguradora, ao adquirir uma apólice, para obter a cobertura desejada. O valor pode possuir variações de acordo com algumas características, como:

Qual o Valor da indenização?

Este valor é apresentado para você no momento da contratação do seguro e somente o beneficiário irá receber. Atente-se ao valor da cobertura que deverá ser o mesmo em relação a indenização a ser pago pela seguradora.

O que pode influenciar no prêmio do seguro?

Idade

O fator idade é crucial para definição do valor final a ser pago ao seguro. Quanto mais jovem for, menores são as chances de morte por causas naturais no caso da contratação de seguro de vida.

Sexo

Em uma comparação de expectativa de vida, as mulheres normalmente pagam um valor menor que os homens por viverem mais que eles. Entretanto existem alguns tipos de seguros específicos para mulheres com coberturas associadas a doenças que vem aumentando neste gênero e que podem custar mais caros que outros modelos.

Profissão

Algumas profissões consideradas de risco também podem encarecer o valor referente ao seguro, algumas dela são: policiais, militares, aeromoças dentre outras.

Condições de saúde na data da contratação do seguro

A existência de doenças crônicas, hereditárias ou preexistentes também acabam por influenciar no valor final do prêmio.

Hábitos

Alguns podem não entender, mas os hábitos de vida podem ser levados em conta em ambas às modalidades de seguro. Este fato além de influenciar no valor, pode ocasionar a recusa da seguradora em relação à venda. Isso acontece quando o estilo de vida do solicitante enquadra-se nas excludentes definidas na cobertura, por agravarem o risco de ocorrer algo. Alguns aspectos levados em conta são: pratica de esportes radicais, ser fumante, alcoólatra, dentre outros.

Para realizar a contratação de um de acidentes pessoais ou mesmo de vida é necessário o preenchimento de um formulário com informações sobre seu estado de saúde. A omissão ou apresentação de falsas informações podem acarretar o cancelamento do seguro, além da influenciarem no valor final do mesmo. A recusa de pagamento de indenização também pode ocorrer em casos que for comprovado a fraude do contrato.

As seguradoras podem solicitar um atestado médico, ao interessado do seguro antes da formalização do contrato. Algumas podem solicitar ainda que você passe por consulta médica com um profissional afiliado a empresa, por exemplo.

Receba as notícias antes dos demais Assinantes!

Clique para ativar as notificações e receba antes de serem publicadas

Publicações relacionadas

Receba atualizações por e-mail