Uma marca do GRUPO 11PONTO11.



Auto 11 de dezembro de 2018

Dicas para evitar sinistro: 12 dicas de especialistas para evitar acidente, furto e roubo de veículo

Confira 12 dicas de especialistas para evitar roubo ou furto

Dirigir com cautela e tomar precauções como evitar estacionar na rua e ficar dentro do carro parado são medidas simples, mas eficazes na prevenção de acidentes, furto e roubo de veículo.

Essas são apenas algumas dicas do piloto, instrutor de direção e professor de Pós Graduação do curso de Medicina do Tráfego e Segurança no Trabalho na USP, Roberto Manzini e do delegado divisionário da Divecar-Deic, delegacia paulista especializada no combate ao furto, roubo e receptação de veículos e cargas, Valter Sergio de Abreu.

SEJA PRUDENTE

“Se o condutor conseguir guiar sem usar o celular, já estará contribuindo, e muito, para diminuir o número de acidentes.” A afirmação de Manzini é confirmada por números.

Em 2016, 3.450 pessoas morreram em acidentes causados por distração nos Estados Unidos, de acordo com dados da NHTSA, órgão responsável pela segurança viária naquele país. Segundo o mesmo estudo, o uso do celular ao volante aumenta em 400% o risco de o motorista sofrer um acidente.

Manzini, que é proprietário da escola de pilotagem que leva seu nome e oferece treinamento e cursos de reciclagem também para motoristas profissionais, diz que esse péssimo hábito ao volante já tem até causado demissões. “Ao assinar o contrato de trabalho, o funcionário se compromete a não tomar atitudes que infrinjam as leis ou coloquem em risco os ocupantes do veículo e outras pessoas na via.”

FUJA DE ROUBADAS

Abreu argumenta que se o cidadão não comprar peças de origem desconhecida, a demanda cairá e, consequentemente, os casos de furto e roubo de veículos também. “Estamos longe do ideal, mas os números vêm melhorando”, diz.

Dados publicados no site da Secretaria de Segurança Pública de São Paulo revelam que,  de janeiro a agosto deste ano,  44.557 veículos foram furtados e roubados no Estado. Embora os números sejam altos  (média mensal de 4.950), houve uma queda de 11,9% em relação aos 50.580 casos no mesmo período de 2017. Na comparação com as 55.480 ocorrências em igual intervalo de 2016, a redução foi de 19,7%.

Segundo Abreu, isso é fruto de ações em desmanches irregulares, a partir da edição da lei que regula o setor, do combate às quadrilhas que vendem carros “frios” na internet e da intensificação da fiscalização em leilões. “As pessoas negociam e marcam encontro com o suposto vendedor, tudo via celular.” O delegado recomenda que antes de fechar negócio, o comprador leve o carro a uma vistoriadora de confiança. “Se o vendedor se recusar, já é uma atitude suspeita.”

Veja 12 dicas para evitar acidentes, furto e roubo do carro:

  1. Posicione-se corretamente: assim, conseguirá virar o veículo com agilidade, frear e acelerar rapidamente quando necessário;

  2. Mãos no volante: a mão só deve sair do volante para trocar de marcha. Segure o volante na posição ’15 para as 3′;

  3. Antecipe suas intenções: sempre sinalize as manobras. Ao dar a seta, por exemplo, você mostra aos outros o que irá fazer;

  4. Cinto é obrigatório: o cinto de segurança deve ser usado Inclusive por quem estiver no banco de trás. Não há exceções;

  5. Respeite as leis: além de ser uma obrigação, isso evita multas e praticamente elimina o risco de acidentes;

  6. Não cole no outro: mantenha distância do carro à frente. Pergunte a si mesmo: se ele frear forte vai conseguir parar?

  7. Carro não é sala de estar: não fique namorando ou conversando especialmente em regiões desertas e na rua.

  8. Olho no entorno: fique atento na hora do embarque e do desembarque . Muitos assaltos ocorrem nesses momentos.

  9. Mantenha-se em movimento: se o semáforo estiver vermelho, reduza a velocidade para chegar ao cruzamento quando ele abrir.

  10. Fuja das beiradas: prefira as faixas centrais. Com isso você fica mais longe do alcance de alguém vindo da calçada.

  11. Batidinha suspeita: desconfie de pequenas colisões atrás, sobretudo à noite. Anote a placa e só pare em locais seguros.

  12. Fuja da rotina: evite estacionar na rua, principalmente se for todo dia e no mesmo lugar. Pode haver alguém de olho.

Leia também: O QUE É A COBERTURA COMPREENSIVA DE SEGURO AUTO?

Fonte: Estadão –  Jornal do Carro – Especialistas: Valter De Abreu, Delegado do Divecar-DEIC e Roberto Manzini, Piloto e Instrutor.

Receba as notícias antes dos demais Assinantes!

Clique para ativar as notificações e receba antes de serem publicadas

Publicações relacionadas

Receba atualizações por e-mail